Juntas Espirais

O que é uma junta espiral?

O conceito da junta espiral desenvolvido em 1912 com o intuito de atender as necessidades crescentes de selamento de produtos de refino e químicos que exigiam temperaturas e pressões maiores. Atualmente a junta espiralada é a junta de preferência nas mais variadas áreas industrias.

A capacidade de uma junta para se “recuperar” é o fundamento básico de uma boa vedação. Em operação são usuais flutuações de temperaturas e pressões, vibrações, desalinhamentos pequenos, perda de aperto dos parafusos por estrese ou pequenos deslizamentos. A junta espiral atende este requerimento bem melhor que a maioria das outras. O segredo está na fita espiral metálica com forma de “V” que funciona como uma mola carregada criando uma vedação extremamente resiliente. Os materiais de enchimento da espiral, usualmente grafite ou PTFE, são os que realmente vedam a passagem dos fluidos através dos flanges.

Tipos de Juntas Espiraladas

A junta espiral combina a robustez de ser semimetálica, com a facilidade de instalação e alta durabilidade. A Plastiveda oferece os três tipos de Juntas Espiraladas e o seu uso depende da aplicação, o tipo de acabamento dos flanges e as óbvias condições de pressão e temperatura.

  • PV-11: É a de construção mais simples. Os seus diâmetros internos e externos são reforçados com várias voltas de fita metálica para dar maior estabilidade e recuperação. Usualmente usadas em castelos de válvulas, flanges do tipo macho fêmea, bocas de inspeção de recipientes a pressão etc.
  • PV-13: Utiliza um anel externo de centralização que facilita a instalação centrando a mesma com precisão entre os flanges. Por outro lado, provê uma grande resistência mecânica contra forças internas que tendem a expulsar a junta do seu lugar.
  • PV-13R: Além do anel externo de centralização adiciona um anel interno de reforço. Os objetivos do mesmo são vários: diminui a erosão das bordas dos flanges, evita que eventualmente a parte interna do espiral se “desarme” por excesso de aperto, provê maior resistência a forças radiais e limita a pressão de aperto.

Principais Aplicações

O seu uso estende-se a praticamente todas as indústrias. A combinação de matérias de construção pode variar de acordo com cada aplicação e assim cobrir praticamente todo o espectro de produtos químicos manipulados. Por serem semimetálicas suportam altas temperaturas e pressões. Por todas essas caraterísticas, podem ser consideradas Juntas Universais.

Instalação:

Para obter um ótimo resultado a Junta deve ser instalada corretamente. Sugerimos fortemente, ler com atenção o nosso Ebook: 6 Dicas Para Uma Vedação Perfeita