O que é uma junta ranhurada?
É uma junta composta por um corpo metálico sólido ranhurado que é recoberto com uma capa de grafite puro ou eventualmente PTFE que funciona como material selante.
Extremadamente robustas, oferecem um selo eficaz y seguro em condições de operação das mais severas. Como os seus índices de recuperação são muito bons garantem um selado perfeito, baixo flutuações de pressão e temperatura suportando melhor que outras vibrações, desalinhamentos, relaxamentos de stress dos parafusos e deslizamentos dos mesmos. A geometria ranhurada melhora o desempenho do selado pela concentração da tensão sobre as superfícies a selar. Além disso, provem um selo extra através do efeito “labirinto” das ranhuras.
O grafite é o material preferido para ser colado acima da superfície ranhurada devido às suas excelentes propriedades de flexibilidade, escoamento, estabilidade, temperatura, resistência química, entre outras. Também é usual velas cobertas de PTFE em indústrias Farmacêuticas e de Alimentação.
Além disso, é a única junta que, se instalada corretamente pode ser reutilizada, basta só remover o material de cobertura, limpar e colar novamente grafite ou PTFE.
Tipos de juntas ranhuradas:
- PV–941: que é uma junta maciça ranhurada muito utilizada em trocadores de calor e compressores.
- PV-942: Junta maciça revestida com grafite ou PTFE sem guia centralizadora que segue os formatos das juntas dupla camisa para ser aplicada em trocadores de calor.
- PV-947: Junta maciça ranhurada e revestida com guia de centralização. Oferece excelente resistência a elevadas pressões e temperaturas. Seu anel de centralização facilita o perfeito alinhamento com os flanges. Seu uso é quase universal, especialmente em equipamentos submetidos a grandes pressões, diferenças térmicas, vibrações etc.
- Juntas especiais: além de serem fabricadas sob norma ASME, DIN ou JIS, podem ser produzidas sob desenhos específicos dos clientes e serem feitas em diversos tipos de materiais, embora as variedades em SS 304 e SS316 sejam as mais usadas.
Principais aplicações
De maneira geral oferecem uma confiabilidade excepcional em processos difíceis. Provem a solução mais adequada para trocadores de calor, tampas de recipientes a pressão, equipamentos submetidos a pressões altas, movimentos excessivos ou que precisam de vedações bem exigentes, desde que os seus índices de vazamento sejam menores que os das juntas espiraladas.
Instalação
Pelas suas características de robustez, são particularmente simples de manipular e instalar. Para obter um ótimo resultado a Junta deve ser instalada corretamente. Sugerimos, ler com atenção o nosso Ebook: 6 Dicas Para Uma Vedação Perfeita.