Num blog anterior, falamos dos critérios básicos de seleção de juntas de vedação. Neste falaremos dos matérias mais utilizados na sua fabricação. Deixando constância de que a lista é enorme e que só mencionaremos os mais comuns:
- Papelão Hidráulico. Quiçá o mais antigo e usado em todos os tipos de aplicações. Até uns anos atrás usava-se fibra de amianto, porém por ser cancerígena, foi substituída por outras sendo a mais popular de todas a de Aramida. Esta fibra é aglutinada e calandrada para formar placas utilizando diversos tipos de elastómeros tais como: borrachas varias. As placas são cortadas de acordo com a aplicação. Num blog posterior falaremos com um pouco mais de detalhe deste tipo de juntas.
- Politetrafluoetileno (PTFE). Mais comumente conhecido como Teflon que é a marca registrada do seu criador a companhia DuPont. Pela versatilidade e as suas caraterísticas de resistir o ataque químico de quase todos os agentes, tem convertido-se em um dos materiais mais utilizados, na indústria vamos encontra-lo no seu estado puro ou natural, expandido, com cargas de diversos tipos. Por essas razões, será matéria de uns dos nossos blogs posteriores.
- Grafite. Junto com o PTFE um dos mais usados. O grafite é uma variedade de carbono natural que, expandido e submetido a outros processos forma flocos que posteriormente são calandrados para formar placas e rolos de grafite puro. É utilizado puro ou em reforço de lâmina de aço, fitas lisas, recartilhadas com o sem adesivo.
- Elastómeros. De ampla utilização porque submetidos a pressão ou outros processos que produzam deformações na junta, retornam ao seu estado anterior depois de desaparecer as condições que provocaram as mesmas. Os tipos são inúmeros: Borracha Natural, Estireno Butadieno (SBR), Cloroprene (Neoprene), Nitrílicas (NBR), Fluorelastómeros (Viton), Silicone e Etileno-Propileno (EPDM).
- Cortiça. Partículas de cortiça aglomeradas com borracha que aproveitam a compressibilidade e recuperabilidade da mesma.
- Fibra Cerâmica, Mica. Usadas em locais que as condições de operação exigem resistência a altíssimas temperaturas.
- Metais. Aço Carbono, diversos tipos de Aços Inoxidáveis, Cobre, Hasteloy, Inconel….. Usados em juntas semimetálicas como a Espiral o diretamente no caso de juntas RTJ, arruelas de metal, Kamprofile etc.